2º Encontro de Vereadores Defensores da Causa Animal em  São Paulo.

2º Encontro de Vereadores Defensores da Causa Animal em São Paulo.

A UVB realizou o 1ºEncontro de Vereadores Defensores da Causa Animal em 2017 na capital paulista. Foi um encontro inédito no país e contou com parlamentares municipais de várias regiões do Brasil. Na oportunidade foi criado o núcleo nacional de vereadores defensores da causa animal.

Desde então a causa animal se tornou uma das bandeiras que a UVB defende e apoia e em 2018 “O amor aos animais” foi o tema abordado no último dia da XVII Marcha dos Vereadores e Vereadoras do Brasil. Onde o Fórum de Vereadores Defensores da Causa Animal foi coordenado pelo vereador Cadu Barbosa, de Praia Grande (SP).  O parlamentar falou com paixão da relação entre homens e animais e sobre as ações que os vereadores podem tomar para ajudar a causa animal.

Em seu pronunciamento Barbosa citou alguns exemplos do que tem sido feito em sua cidade. Lá foi criado um Fundo Municipal de Proteção Animal, além disso, junto com o IPTU, enviam uma folhinha para doação voluntária. “O animal tem que ter dignidade”, declarou.

Na oportunidade o deputado federal Ricardo Izar participou do Fórum falando sobre os projetos de lei que estão em tramitação ou que já foram aprovados no Congresso. Um exemplo que deu foi o PLC n° 70/2014 que proíbe animais em testes cosméticos e da aprovação da PL n° 3.141/2012, que proíbe a zoofilia. Izar é o criador e preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Animais. “Proteção aos animais é também uma questão de saúde humana.”

A proteção animal tem se tornado importante para a vida em sociedade, pois vai além do resgate do animal abandonado. A atuação dos protetores envolve a castração, preparação e encaminhamento de cães e gatos para adoção, conscientização sobre a posse responsável por meio de eventos e palestras, além da movimentação em busca de políticas públicas para o setor, como a participação em sessões e reuniões com representantes da política local.

O grande problema enfrentado pelos atuantes da causa é a transferência da responsabilidade, já que o controle de zoonoses, as políticas de saúde pública e auxílio na conscientização sobre a posse responsável deveriam ser atribuições do poder público. A população também contribui para tais dificuldades, uma vez que algumas pessoas abandonam os animais nas ruas com a intenção de que algum protetor faça o resgate e dê abrigo.

Com isso o Presidente da UVB, Vereador Gilson Conzatti, em parceria com a Coordenador Nacional de Defesa da Causa Animal, Vereador Carlos Eduardo Barbosa e  com o apoio da União dos Vereadores do Estado de São Paulo -UVESP, promoveram o 2º Encontro de Vereadores Defensores da Causa Animal que acontecerá  de 02 a 04 de outubro na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A União dos Vereadores do Brasil-UVB, está sempre em busca de oferecer e a informações e qualificações, pois grande parte da população ainda está restrita às velhas crenças e ao senso comum, mostrando que um dos maiores desafios atuais é conseguir de fato uma conscientização. Saber a importância das políticas públicas, no âmbito governamental, assim como ter consciência do impacto de suas ações na sociedade, enquanto cidadão são medidas necessárias para um futuro melhor.

 

Programação  completa do evento estará disponível nos próximos dias.

Share This: