Câmara de Costa Rica-MS homenageia Bombeiros em Sessão Solene

Câmara de Costa Rica-MS homenageia Bombeiros em Sessão Solene

Na  segunda-feira, dia 01 de julho, a Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica-MS promoveu Sessão Solene em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado no dia 02 de julho.

O evento em parceria com 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Costa Rica, faz parte das ações em comemoração à “Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio”, conforme Decreto nº 35.309 de 02 de abril de 1954.

Dada a abertura da solenidade o presidente do Legislativo costarriquense, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), transferiu a palavra para o sargento do 19ºSGBM/IND Fernando da Silva Lima que conduziu o cerimonial. O sargento Chiari promoveu uma leitura bíblica e na sequencia foi executado o Hino Nacional Brasileiro. Houve ainda a apresentação de um vídeo institucional e a homenagem alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro lida pelo soldado Maicon.

Para o 2º tenente do 19ºSGBM/IND de Costa Rica, Samuel Pedroso Borges celebrar essa data é motivo de orgulho. “Quero agradecer em nome de toda a corporação por essa Sessão Solene e dizer que comemoramos com muito orgulho essa data. O Corpo de Bombeiros Militar estará sempre pronto para atender à população, assim como diz o nosso lema ‘Corpo de Bombeiros Militar nós somos por você’ e deixar uma frase de um grande psicólogo norte americano Daniel Goleman que diz “A verdadeira compaixão não significa apenas sentir a dor de outra pessoa, mas estar motivado a eliminá-la”, é o que define bem a nossa função no Corpo de Bombeiros.

O presidente do Legislativo, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), destacou a relevância de prestar essa homenagem a Corporação. “É com muita satisfação que essa Casa presta essa homenagem a essa Corporação que sem dúvida é umas das que tem maior crédito perante o cidadão de todo o país. O serviço dos bombeiros vai de encontro aos anseios da população, são nos momentos mais difíceis que agem, seja em catástrofes e até mesmo em tentativas de suicídio. Lembro-me tenente Pedrozo, que um dia em uma audiência em Campo Grande, juntamente com o prefeito Waldeli (Waldeli dos Santos Rosa), levamos o ensejo da população em ter um Subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Costa Rica, até porque já tínhamos em Chapadão do Sul e às vezes demorava o resgate. E o governador na época nos lançou um desafio, construir o prédio que ele instalava o Corpo de Bombeiros no município, e naquela ocasião estávamos juntando recursos para construção de um prédio para Câmara Municipal e poucos cidadãos em Costa Rica sabem disso, abrimos mão e decidimos que o dinheiro seria destinado em parte para que o prefeito pudesse construir o prédio e termos aqui o Corpo de Bombeiros. Nossas homenagens em nome de todos os colegas vereadores ao nosso querido Aldinei Peres e todos aqueles integrantes que já fizeram parte desta corporação e deixaram aqui o seu legado, nosso muito obrigado. Parabéns Tenente Pedrozo e toda sua equipe”, concluiu o presidente.

O vereador José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM) complementou a fala do presidente. “Este benefício tão grandioso que a sociedade e Costa Rica recebeu se deve a toda classe política que indistintamente passou por esta Câmara Municipal e Executivo Municipal. Agradeço a cada um de vocês pelo trabalho primordial que vem desempenhando em favor da sociedade Costa Rica. Muito obrigado!”, agradeceu Dr. Maia.

O 1º secretário, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da farmácia (PSB) lembrou da dificuldade que o município encontrava quando não existia a Unidade dos Bombeiros em Costa Rica”. No período em que estive como Secretário Municipal de Saúde tínhamos inúmeras dificuldades nas ocorrências, principalmente as que envolviam acidente de trânsito e hoje vemos esse serviço prestado com excelência graças a união dos poderes como citaram os demais colegas vereadores. Na época a Casa de Leis era presidida pelo vereador Lucas Gerolomo que não mediu esforços em abrir mão de ter uma nova Câmara de Vereadores para que pudéssemos ter o Corpo de Bombeiros. Digo que foi um dos recursos mais bem empregados em nosso município”, contou Juvenal.

O edil Lucas Lázaro Gerolomo (PSB) disse que graças à colaboração dos vereadores e vereadoras na gestão 2013/2014 a Câmara conseguiu fazer um caixa fizemos o repasse ao governo municipal para a construção da sede e dentro de seis meses que restavam do mandado do atual governador na época, foi promovida a implantação do subgrupamento. Então o nosso reconhecimento tenente Pedrozo pelos relevantes serviços que vocês têm emprestado a nossa população”, pronunciou Lucas.

Fazendo uso da tribuna o vereador Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT), destacou ser fã do do 19ºSGBM/IND de Costa Rica. “Quero parabenizar os heróis e heroínas em resgate à vida, que Deus abençoe a vida de cada um de vocês e da família de vocês”, disse Biri.

Rosângela Marçal Paes (PSB) também desejou felicitações pelo dia. “Deixo meus agradecimentos e da minha família os bombeiros e bombeiras que prestam serviço aqui no nosso município, só tenho a parabenizar pelo trabalho prestado, este que é feito com muita excelência. Lembro-me que no começo ouvíamos algumas críticas quanto a instalação do subgrupamento, até a população entender qual era o objetivo do Corpo de Bombeiros, mas hoje a sociedade tem plenamente confiança e sabe qual é o serviço que o corpo de bombeiro desenvolve. Saibam que a Casa de Leis e nossos gabinetes estão de portas abertas aos senhores”, frisou Rosângela.

“Fazendo uma reflexão sobre a importância do trabalho de vocês me reporto aos principais e mais importantes elementos para a vida, a água, a terra, o fogo e o ar. E vocês estão presentes diariamente em pelo menos três deles seja na terra, na água ou no fogo sempre dispostos a arriscar as próprias vidas para salvar a vida do seu próximo. Desejo a cada um de vocês que consigam se sobressair a cada desafio que são levados no dia-a-dia, a cada obstáculo que enfrenta e a cada momento triste também. Parabéns!” destacou o edil Ronivaldo Garcia Cota, o Roni Cota (PSDB) em sua fala durante a sessão solene.

O vereador Ailton Martins de Amorim (MDB) destacou em sua fala que além de salvar vidas, os bombeiros promovem brilhante trabalho social em Costa Rica. O 2º secretário Claudomiro Martins Rosa, o Cocó (PSD) disse que, “o subgrupamento faz jus ao trabalho escolhido por cada um desses profissionais, pois é feito com carinho e amor e tudo aquilo que é promovido com este sentimento, terá bons resultados”.

Fotos: Carlos Barbosa

fonte:http://www.cmcostarica.ms.gov.br

Share This: