Educação no trânsito, mobilidade urbana e a câmara municipal, será um dos temas no 7ºCongresso Nacional de Legislativos Municipais em Brasilia-DF

Educação no trânsito, mobilidade urbana e a câmara municipal, será um dos temas no 7ºCongresso Nacional de Legislativos Municipais em Brasilia-DF

Cidades salvam vidas e economizam ao pensar o trânsito

Você já parou para pensar quanto que sua cidade está gastando com as vítimas do trânsito? E quanto ela deixa de ganhar quando as vítimas ficam afastadas do trabalho por acidentes viários? As vidas perdidas não podem sequer serem mensuradas quanto ao impacto que têm sobre os que ficam. Mas será que existe alguma forma de mudar esta realidade? Existe uma saída para esse problema?
Francisco Garonce é doutor em Educação e Comunicação pela Universidade de Brasília, com Pós-Doutorado em tecnologias na educação pela National Defense University-IADC, dos Estados Unidos da América. Especialista e pesquisador da área de segurança viária, trabalha voltado à educação para o trânsito. Foi o Coordenador-Geral de Educação do Departamento Nacional de Trânsito/DENATRAN, de 2016 a 2018 e em 2019. Sua missão, hoje, é conduzir estudos e apontar caminhos para que o Brasil possa alcançar a meta de reduzir em 50% o número de mortos no trânsito.
É jornalista, produz conteúdos e apresenta o quadro “Segurança é Aqui, com Garonce”, no programa de TV Brasil Caminhoneiro, do SBT. Certificado pelo respeitadíssimo Observatório Nacional de Segurança Viária, viaja o Brasil colhendo depoimentos dos principais atores do trânsito e dando palestras, cursos e seminários sobre a ação da educação na segurança viária no Brasil e no mundo.
Foi convidado pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP para participar do 2º Conexidades, em São Carlos, quando apresentou uma palestra sobre o papel do município na redução da acidentalidade viária, “Como a cidade ganha, quando salvamos vidas no trânsito”, ocasião em que apresentou soluções efetivas, que estão à disposição de todos os municípios brasileiros, mas que por falta de difusão não chegam ao conhecimento dos legisladores e gestores municipais. A repercussão foi muito positiva junto aos vereadores e demais autoridades municipais presentes, pois indo além de mostrar os problemas, Garonce aponta soluções que estão ao alcance das cidades.
Francisco Garonce confirmou sua presença como palestrante no 7º Congresso Nacional de Legislativos Municipais, quando apresentará o painel “Educação para o Trânsito, Mobilidade e a Câmara Municipal”, na manhã do dia 21 de agosto, em Brasília. Esta é uma grande oportunidade de discutir os caminhos legais e práticos para promover segurança viária na sua cidade, sem impactar o orçamento municipal, e criando a base para uma segurança viária de verdade, que salva vidas e economiza recursos que hoje são drenados para o tratamento de vítimas do trânsito.

      Francisco Vieira Garonce

Share This: