UVB Cria Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial

UVB Cria Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial

A União dos Vereadores do Brasil – UVB, está criando a Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial. A entidade entende que é de suma importância para o país, já que o Brasil possui 54 % de sua população sendo pardos (as) ou negros (as), conforme dados do IBGE.

Valorizar o desenvolvimento social da população como um todo, faz-se necessário promover à igualdade étnica e combater às desigualdades sociais resultantes do racismo, por meio de proposições de ações afirmativas.

A Coordenadoria terá caráter construtivo com a valorização de propostas de ações alternativas de promoção da igualdade racial. A Coordenadoria possibilitará a integração e parceria dos entes federados para a promoção de políticas afirmativas, bem como o empoderamento dos NEGROS NA POLITICA, aderindo às campanhas e programas desenvolvidos pela secretaria de políticas de promoção da igualdade racial (SEPPIR).

Na avaliação do presidente da UVB, vereador Gilson Conzatti, a ideia é fortalecer os mandatos legislativos, oportunizando subsídios para a elaboração de projetos de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Segundo o vereador Gil Gera (foto), de Colombo/PR, futuro coordenador nacional, vamos incentivar os municípios brasileiros para que instalem conselhos de promoção da igualdade étnica, promovendo discussão ampla entre governos e sociedade civil, possibilitando análises de diagnósticos de problemas ligados a questão étnico racial e propostas de ações afirmativas, bem como promoção do protagonismo de negros e negras na construção de um desenvolvimento social do Brasil.

A instalação e nomeação do coordenador nacional de promoção à igualdade racial, acontece durante a programação do 1° Congresso Encantado de Educação e Cidadania, entre os dias 13 e 15 de junho, em Encantado/RS.

Share This: