Criada a União dos Vereadores da Região de Carajás e eleita a primeira diretoria

Criada a União dos Vereadores da Região de Carajás e eleita a primeira diretoria

Marabá/PA – Aconteceu na manhã da sexta-feira (29/03), no plenário menor da Câmara Municipal de Marabá (CMM) a criação, aprovação do Estatuto Social e eleição da primeira diretoria da UVERC (União dos Vereadores da Região de Carajás). A iniciativa foi da vereadora Priscila Duarte Veloso e de outros vereadores da região. Segundo ela, a ideia surgiu a partir da falta de representatividade e união dos legisladores da região.

Priscila afirma que tem participado de eventos que reúnem vereadores, mas tem constatado também que essa classe não tem – ou não tinha, até então – uma representação organizada, que pudesse representá-la em pautas comuns, como, por exemplo, o preço da energia elétrica na região; e também a Lei Kandir.

A vereadora marabaense destaca que é necessário que o vereador participe, inclusive, de discussões de interesse nacional, como o Pacto Federativo e o avanço do municipalismo: “Nós temos de estar nessas discussões. Vemos aí representações de vereadores do Paraná e de outros Estados, com alta representatividade e organização”, argumenta ela, lembrando que hoje, no Pará, todas as associações ou uniões de vereadores estão desativadas.

Para o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Luiz Alberto Moreira Castilho (PROS), a criação da União dos Vereadores da Região de Carajás é muito positiva, uma vez que o vereador é o agente primário no processo político e é usado dentro desse processo: “Por meio da instituição, nós mostraremos força, porque o quantitativo do vereador é imensamente superior ao de deputados estaduais e federais. É o maior quantitativo de agentes políticos que temos”.

Castilho lembra que o vereador é a caixa de ressonância da sociedade, é ele que ouve e que sente, na essência, no cerne da comunidade as demandas e busca aquilo que lhe é demandado: “E, muitas das vezes, a gente vai buscar uma demanda no governo do Estado e precisa de um deputado para que ele abra as portas. Então, eu acho que, a partir desse momento, a instituição União dos Vereadores demonstra uma força e abrirá essas portas para nós não tenhamos de recorrer a um terceiro ente”.

A primeira diretoria da União dos Vereadores da Região de Carajás ficou assim constituída:

Presidente – Priscila Duarte Veloso – Marabá; Primeiro-vice-presidente – Marcus Cabette Sanches – Rondon do Pará; Segunda-vice-presidente – Vera Lúcia Magri Pedroso – Piçarra; Secretário – Zacarias de Assunção Vieira Marques – Parauapebas; Segundo-secretário – Wagno Godoy – Itupiranga; Tesoureiro – Emerson Fernandes de Rezende; Segundo tesoureiro – Francisco dos Santos Silva – Bom Jesus do Tocantins.

Diretor de Comunicação – José Nilson Lopes da Silva – Brejo Grande do Araguaia; Segundo Diretor de Comunicação – Ivonaldo dos Santos Pessoa – Eldorado do Carajás; Diretor Legislativo – Raimundo dos Santos Pereira da Silva; Segundo Diretor Legislativo – Heraldo José Pinheiro de Farias –Eldorado de Carajás; Diretor Jurídico – Arinei da Silva Meireles – Novo Repartimento; Segunda Diretora Jurídica – Jacira Bezerra Costa – São João do Araguaia

Conselho Fiscal – Titulares

Primeiro Membro Titular – Benedito Iveley Fonseca da Cruz – São João do Araguaia; Segundo Membro Titular – Dativo Araújo de Almeida Júnior – Abel Figueiredo; Terceiro Membro Titular – Morivaldo Marçal e Silva – Marabá

Suplentes

Primeiro Suplente – Genival Soares Leal – São João do Araguaia; Segundo Suplente – Carlos Alberto Brito Amorim – Abel Figueiredo; Terceiro Suplente – César Nilton Nunes do Nascimento – Palestina do Pará.

Fonte www.zedudu.com.br

Share This: