O papel do Legislativo na definição da agenda governamental

O papel do Legislativo na definição da agenda governamental

O presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), Silomar Garcia, participou como palestrante na quinta-feira, (dia 22/2) do Seminário Nacional de Gestão Legislativa e Sustentabilidade. Promovido pela UVB, o encontro reuniu vereadores dos estados do RS, SC, MG, TO e CE.

Iniciou sua participação contando da sua trajetória como advogado e procurador da UVERGS, do trabalho que faz como presidente da instituição e dos resultados que estão sendo colhidos. Também manifestou sobre o resgate da UVB nos últimos anos, segundo Silomar, uma entidade que voltou a representar de fato o parlamento municipal brasileiro e que para sua satisfação a UVB foi restada por um gaúcho, lembrando que no passado outro gaúcho foi presidente da entidade e que aquele, não deixou boas recordações, já que fechou a sede da entidade em Brasília em 2002.

Seguindo com o tema da palestra “O Papel do Legislativo na Definição da Agenda Política e Governamental”, o presidente da UVERGS, falou de sua experiência como gestor da entidade gaúcha de representação dos vereadores e mostrou os caminhos e a importância de uma agenda governamental. Silomar, falou do quanto é imprescindível que as entidades e os vereadores debatam uma agenda governamental, falou ainda de ações realizadas e deu como exemplo a reunião do Fórum dos Presidentes das Entidades Estaduais de Vereadores, órgão criado e ligado à UVB, que no dia 08 de fevereiro marcou uma reunião a meia noite com o Conselheiro do TCE/RS e membro da ATRICON – Associação dos Tribunais de Contas, como o objetivo de de aproximar as entidades e criar uma agenda positiva com a Associação dos Tribunais de Contas, afim de unificar as decisões dos TCEs.

Segundo Silomar precisamos estar prontos para atender as demandas e a agenda governamental é de extrema importância para os bons resultados afim de resolvermos as dificuldades dos cidadãos e dos Municípios, concluiu o presidente da UVERGS.

O presidente da UVB, vereador Gilson Conzatti, agradeceu a participação do dirigente gaúcho, manifestando que a UVERGS, através do presidente Silomar tem sido parceira da UVB e juntas estão procurando fortalecer cada vez mais o Poder Legislativo Municipal, com ações propositivas e de efeito positivo ao parlamento. 

 

 

Share This: