Vereadores visitam Siqueira, Assembleia e Câmara de Palmas

Vereadores visitam Siqueira, Assembleia e Câmara de Palmas

Na oportunidade, os parlamentares entregaram ao ex-governador uma homenagem pelo apoio às causas municipalistas

Palmas/To – Líderes das Câmaras Municipais de todo o país estiveram na Capital para participarem do Fórum de Presidentes de Entidades Estaduais de Vereadores que ocorre a cada três meses de forma itinerante. Na oportunidade, eles visitaram o ex-governador Siqueira Campos, em Palmas, fizeram uma homenagem aos deputados Tocantinenses e foram recebidos pelos vereadores palmenses.

Na tarde da quarta-feira, 7, uma comitiva de vereadores de vários estados liderada pelo presidente da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet), vereador Terciliano Gomes, de Araguaína e pelo presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), vereador Gilson Conzatti, de Iraí (RS), visitaram o ex-governador Siqueira Campos, em Palmas. Na oportunidade, os vereadores entregaram a Siqueira Campos uma homenagem pelo apoio às causas municipalistas, pela defesa dos legislativos municipais e por sua luta que culminou com a criação do Tocantins.

Durante a reunião, o ex-governador analisou a atual situação política nacional, relembrou fatos marcantes de sua trajetória política, que teve início justamente como vereador na década de 60, e reconheceu as dificuldades que os municípios brasileiros tem passado atualmente devido à escassez de recursos.

“Estou muito feliz e muito agradecido por esta homenagem que vocês me fazem aqui hoje. E é preciso reconhecer a importância dos vereadores pela representação direta com a população. E é necessário rever a divisão dos recursos para que os municípios tenham melhores condições de cumprir com suas obrigações para com a população, pois da forma como está atualmente não é possível continuar”, declarou.

Tanto Conzatti quanto Terciliano Gomes reconheceram o histórico político e os serviços prestados por Siqueira Campos ao Brasil, e principalmente, na criação e consolidação do Tocantins. Durante a reunião, o ex-governador ouviu palavras de incentivo para admitir sua pré-candidatura ao Senado Federal.

Assembleia Legislativa
Na tarde do mesmo dia, uma homenagem de entidades que representam vereadores do Brasil foi prestada aos deputados estaduais do Tocantins. “É uma forma de dizer ‘obrigado’ pela luta municipalista e pela parceria com os municípios como no caso da Escola do Legislativo”, explicou o presidente da UVT, vereador Terciliano Gomes.

Em sessão solene, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), recebeu a medalha Fernando Dias Oliva, e outros parlamentares estaduais receberam carteiras funcionais “amigo da UVT” e um certificado. Foram homenageados os deputados Wanderlei Barbosa (SD), Elenil da Penha (MDB), José Bonifácio (PR), Paulo Mourão (PT), Valderez Castelo Branco (PP), Toinho Andrade (PSD) e Amélio Cayres (SD).

Autor do requerimento que originou a sessão, Wanderlei Barbosa lembrou a decisão da Assembleia em rever, no ano passado, parte do projeto de lei orçamentária de 2018 e conseguir R$ 1,02 milhão para cada município do Tocantins.

“Temos uma nova maneira de fazer política, descentralizada, de levar perfuratrizes de poços artesianos, ônibus escolares e outros recursos para o nosso povo”, resumiu Wanderlei.

Em nome da Casa de leis, Carlesse dedicou o prêmio a todos os que lutam para que o Estado seja governado de modo diferente. “Nós temos que estar próximos dos municípios para, assim, ajudar a nossa comunidade”, disse.

Além do presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti, participaram do evento, representantes do Ceará, Rondônia, Mato Grosso, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Sul e Goiás.

Câmara de Palmas
Já na manhã desta quinta-feira, 8, os vereadores de Palmas receberam os líderes das Câmaras Municipais de todo o país. De acordo com o presidente da Uvet, Terciliano Gomes, o fórum tem o objetivo de debater o fortalecimento do legislativo municipal. “Nosso objetivo é buscar capacitação e nos preparar ainda mais para atender à sociedade”, salientou.

“Precisamos fortalecer o legislativo tocantinense e temos muito orgulho do trabalho desenvolvido pelo Terciliano para que esse fortalecimento ocorra”, destacou o presidente da Câmara de Palmas, vereador Folha. Conforme o líder, o parlamento da Capital ainda é novo, mas isso não impede que seja feita a troca de experiências e ideias que visam fiscalizar e legislar da melhor forma para a população.

Vice-presidente da Casa, o vereador Léo Barbosa ressaltou a importância do fórum e afirmou que os parlamentares de todo o país precisam unir forças para melhor atuar pelos seus municípios. “O pacto federativo precisa ser revisto com urgência e nós vereadores precisamos lutar para que possamos ser contemplados como merecemos”, frisou.

União dos Estados
Foram recebidos na Câmara de Palmas os presidentes da União dos Vereadores de Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Paraná. Todos destacaram a necessidade de se unir os parlamentares de todo o país para que juntos possam buscar melhorias para seus municípios.

“São vários estados reunidos para traçar o futuro do legislativo municipal do nosso país. Os vereadores estão discutindo o municipalismo, e precisamos nos unir para buscar recursos para nossas cidades”, ressaltou o presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Norte, Edinor Albuquerque Melo.

Reconhecimento
Terciliano Gomes, ainda reconheceu a atuação do parlamento da Capital junto à sociedade palmense. “Para nós a Câmara de Palmas é um modelo a ser seguido. É um time de homens e mulheres preparados, e que servem de exemplo para todos nós”, destacou.

Fonte: clebertoledo.com.br (Com informações da Ascom da Câmara de Palmas, Assembleia e assessoria de imprensa do ex-governador Siqueira Campos)

 

Share This: