Câmara de Porto Alegre e UVB trabalham agenda comum

Câmara de Porto Alegre e UVB trabalham agenda comum

Porto Alegre/RS – O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (PMDB), recebeu, na manhã desta quarta-feira (31/1), o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), vereador Gilson Conzatti (PMDB), de Iraí (RS). Ambos se colocaram à disposição para trabalhar uma agenda nacional e internacional comum, como a revisão do Pacto Federativo, em função da escassez de recursos nos municípios, e a troca de experiências entre parlamentos municipais do Brasil e do Mercosul.

Presidente Valter Nagelstein recebe a visita do Presidente da União de Vereadores do Brasil, Vereador Gilson Conzatti, À esquerda, Gil Almeida, chefe de gabinete da Presidência.

Nagelstein defendeu que os parlamentos municipais têm o papel de pautar temas para a agenda política de 2018. “Precisamos buscar firmar certos compromissos, como a revisão do Pacto Federativo. Enquanto há concentração de renda na União, os municípios convivem com a escassez de recursos e com a política do pires na mão”, lamentou. O presidente do Legislativo ressaltou que os problemas no transporte, na saúde, na segurança, na educação, no saneamento básico e no urbanismo ocorrem nos municípios. “O vereador é o político que está mais próximo do cidadão e, em função disso, tem o papel de liderar essas discussões importantes para melhorar o dia-a-dia dos municípios. Mas, mais do que isso, por meio da UVB, podemos buscar a troca de experiências com outros parlamentos, inclusive do Mercosul, pois a realidade e as dificuldades das grandes cidades da América Latina são parecidas.”

Conzatti elogiou a iniciativa de Nagelstein de aproximar o Legislativo de Porto Alegre da pauta nacional. “É de extrema importância essa parceria com a Câmara. Temos que fazer uma nova política a partir do parlamento municipal. Os vereadores representam a voz da sociedade. Portanto, precisamos agir para que a sociedade entenda este papel.”

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Share This: