Vereadores de seis Estados participaram da etapa Natal/RN do Encontro de Legislativos

Vereadores de seis Estados participaram da etapa Natal/RN do Encontro de Legislativos

Natal/RN – Encontro Nacional de Legislativo Municipais, etapa Natal, reuniu vereadores e vereadoras de seis estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Numa realização da UVB e com o apoio da União dos Vereadores do Rio Grande do Norte – UVERN e da Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte (FECAMRN), o Encontro Nacional de Legislativos Municipais, etapa Natal, que buscou qualificar os vereadores e vereadoras, teve a participação de palestrantes especialistas que acrescentaram no mandato parlamentar. A abertura contou com a presença do presidente nacional da União dos Vereadores do Brasil – UVB, vereador de Iraí/RS, Gilson Conzatti, do presidente da UVERN, vereador de Severiano Melo, Bruno Melo, do presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari, vereador de Muçum/RS, Adair Villa, do Superintendente da UVB Nordeste, vereador de Murici/AL, Anízio Amorim e da represente da FECAM/RN, Erineide Fernandes Sá. Após a abertura aconteceu a palestra O Poder Unido é mais Forte pelo presidente da UVB, Gilson Conzatti, com a participação dos vereadores Adair Villa, Bruno Mello e Anízio Amorim.

O Papel do Legislativo na Definição da Agenda Governamental do Executivo, foi o tema muito bem apresentado pelo bacharel em direito e em Teologia, Alan Castilhos, que mostrou os caminhos da criação da agenda governamental.

O presidente do Sindicato dos Fazendários Municipais do Rio Grande do Norte, o auditor fiscal José de Anchieta Xavier de Sousa, falou da importância e do dever do vereador entender a política tributária do município.

A importância da mulher na política e sua atuação, bem como a apresentação do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar da UVB foi o tema abordado pela vereadora Luiza Dantas, de Baia da Traição(PB) e pela vereadora de Ipueira, Mariana Medeiros, presidente da UVERN Mulher, que falou do plano de trabalho que está sendo montado no estado, destacando, que com o fortalecimento da UVERN as vereadoras estarão marcando o seu espaço e mostrando que a categoria é forte e que todas juntas irão fazer muito pelo empoderamento da mulher na política. Dos 1.640 vereadores do estado do RN, 340 são vereadoras.

O Presidente da FECAMRN, vereador Presidente da Câmara de Caicó, Odair Diniz, falou sobre O vereador e as Eleições 2018. Encerrando os trabalhos do primeiro dia, o Juiz de Mossoró, Herval Sampaio, abordou de maneira simples, direta e objetiva, a função fiscalizatória do vereador e o combate a corrupção.

No segundo dia de atividades, os participantes tiveram uma aula sobre o processo legislativo proferida pelo professor, advogado especialista em direito administrativo e eleitoral, atuou na assessoria jurídica em diversas prefeituras e câmaras de vereadores do Estado do Rio Grande do Norte, Aldo Araújo da Silva, que a pedido dos participantes, também abordou o tema 13° subsídio para vereadores e a recente decisão do STF em relação ao tema.

Marketing Político – O mandato à luz da sabedoria, foi o tema apresentado pelo especialista em marketing pela Universidade do Ceará, Michael Charles, que abordou a relação do eleito com seu eleitor, ou melhor dizendo do vereador com seu cidadão, destacou o papel das mídias sociais para uma boa comunicação e falou da importância da imagem para o melhor exercício do mandato.

Na avaliação do presidente da UVB, Gilson Conzatti, o encontro foi muito positivo, já que, o estado não tem a tradição de realizar eventos de capacitação ao poder legislativo, e a pedido dos participantes, foi anunciado para os dias 22 e 2 de março de 2018, mais uma edição do Encontro Nacional de Legislativos Municipais em Natal.

O presidente da UVB,Gilson Conzatti, realizou uma premiação onde os vereadores André Gustavo de Melo Guedes de Alto do Rodrigues/RN e José Rivardo de Moraes de Tenente Laurentino Cruz/RN,foram os contemplados com hospedagens em Brasília/DF e Foz do Iguaçu/PR.

Vejas as fotos:

Share This: