Vereadores de Rio Brilhante, Nova Alvorada, Douradina e Itaporã se unem por mais representatividade estadual

Vereadores de Rio Brilhante, Nova Alvorada, Douradina e Itaporã se unem por mais representatividade estadual

Por: Olimar Gamarra

Na noite da quarta-feira (04/10), a Câmara Municipal de Rio Brilhante recebeu o primeiro encontro de vereadores de quatro municípios de Mato Grasso do Sul – Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Douradina e Itaporã – juntos os legisladores buscam se fortalecer politicamente e buscar maior visibilidade por parte do governo do estado.

Juntos os municípios concentram cerca de 80 mil habitantes e com estimativa de 60 mil eleitores, alem disso a região é grande produtora de grãos, gado e cana de açúcar.

Idealizado a partir de conversas entre os parlamentares, a primeira reunião serviu como ponto de partida e troca de idéias e experiências, haja vista que muitos dos participantes têm longos anos de mandatos e outros foram eleitos pela primeira vez nas últimas eleições.

Participaram do encontro, os vereadores por Rio Brilhante presidente da Câmara, vereador No (DEM), Everton Cristiano (PDT), Adão Evandro (PTB), Professor Furlan (PMDB), Wandressa Barbosa (PSB), Marlon Joris (PR) e Adailton Lima (PV). De Nova Alvorada do Sul, presidente vereador Mesquita (PSD), Manoel Rocha (PSB) e vice presidente Nelio Justen (PDT). De Douradina, presidente vereador De Caminha (DEM), Rafael Piccione (PEN), Niva Pinto (DEM), e Joriel Barroquel (PSB). De Itaporã, vereador Cascatinha (PSDB).

Para todos os presentes a ideia principal é mostrar a força da região e fortalecer as câmaras por meio de união e compromisso com o desenvolvimento de cada município. ‘’Estamos plantando uma sementinha que vai crescer e dar resultados’’, destacou um dos vereadores.

Outro ponto destacado é a possibilidade de consenso em um ou mais nomes para as próximas eleições (2018), nome esse que seja compromissado com os municípios e tenha o apoio da maioria entre vereadores e eleitor. ‘’já estamos cansados de deputados, principalmente estaduais ou outros candidatos que não tem compromisso com nossa gente, vem aqui leva 300, 500 votos e nunca traz nada de emendas ou recursos para nessas cidades’’, foi a fala de vários parlamentares, demonstrando que entre os quatro municípios existe já um grande desejo de haver um deputado estadual que saia dessas bases.

Usando como parâmetro municípios como Navirai, Fátima do Sul e Marcaju, os vereadores presentes lembraram que vários deputados e ate Governador do estado partiram dali e levaram grandes incentivos para suas cidades. ‘’já está mais que na hora de Rio Brilhante, Nova Alvorada, Douradina e Itaporã ter um representante daqui na assembleia, alguém que conheça e conviva o dia-dia nosso’’.

As reuniões que devem ocorrer a cada 30 ou 60 dias vai servir também para estreitar o caminho entre os municípios e o governo do estado. Para os verdeares essa região precisa de mais investimentos, pois apresenta-se como de grande importância para a economia e geração de emprego e renda.

Ao fim do encontro realizado no plenarinho da câmara, ficou deliberado que a próxima reunião acontecerá no início de novembro.

Ao todo 15 parlamentares participaram nesta quarta-feira, e todos foram unânimes em dizer que saem satisfeitos com a proposta. ‘’Evidente que alguns aqui têm seus deputados, mas nada que possa impedir de nascer novas ideias e por que não novos nomes. Precisamos estar em sintonia com a população, que hoje acompanha tudo o que fazemos em nossa vida pública’’ finaliza um dos parlamentares.

Share This: