Qualificação e união foram as palavras de ordem para o fortalecimento do Legislativo

Qualificação e união foram as palavras de ordem para o fortalecimento do Legislativo

Porto Velho/RO: O presidente da UCAVER, vereador de São Miguel do Guaporé, Ismael Crispin, destacou durante o Encontro Nacional de Legislativos Municipais – etapa Porto Velho, que acontece no auditório da OAB, que a união dos vereadores é que fará a diferença para a entidade e principalmente para a qualidade do poder legislativo “não se faz movimento forte, sem a participação de todos, conclamando aos presidentes de câmaras para que se filiem à entidade estadual, para que todos possam ter a representação necessária para o fortalecimento do poder legislativo municipal local. A ideia do presidente Crispin é levar qualificação a todas as regiões do estado, porém, salientou que é necessário condições para fazer e essa se dará se as câmaras estiverem integradas e contribuindo para manter as atividades.

O Encontro Nacional dos Legislativos Municipais, que acontece de 27 a 29 de setembro na capital do estado, teve no primeiro dia de palestras, um alto nível, onde contou com a presença de palestrantes como Erivan Oliveira da Silva, conselheiro substituto do TCE/RO, que falou da responsabilidade dos vereadores no julgamento das contas. Outro membro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, foi o conselheiro Benedito Antonio Alves, que falou da participação dos vereadores no PROFAZ. Benedito apresentou uma palestra com muita informações e técnicas que os vereadores interromperam por vários momentos para interagir com o palestrante.

O segundo período de palestras do dia, iniciou com o tema Subsídio, Legalidade e Riscos, proferido pelo brilhante advogado Celso Cabral, de Ouro Preto do Oeste, seguido pelo advogado eleitoralista e que foi juiz do TRE de 2012 a 2017, Juacy Santos Loura Jr, que falou fortemente sobre a reforma política e a atuação dos partidos e das práticas políticas. CPI instrumento das minorias foi outro tema abordado, que teve como palestrante o advogado de São Miguel do Guaporé, Ronaldo da Mota Vaz.

Na avaliação dos participantes, como o vereador Jabá de Cacoal, o encontro está sendo muito proveitoso e o participante sempre aprende. Estou muito feliz de estar aqui, finalizou o vereador.

No último dia do encontro o Vice – Governador do Estado, Daniel Pereira, será palestrante, assim com haverá uma discussão sobre o parlamento, a política e as mulheres nos espaços de Poder, coordenado pela vereadora Maria Simões de Cacoal e presidente Fórum Nacional da Mulher Parlamentar da UVB e uma assembléia geral da UCAVER, liderada pelo presidente Ismael Crispin.

Veja as fotos do evento:

Share This: