Edegar Pretto homenageado pelo vereadores do Brasil

Edegar Pretto homenageado pelo vereadores do Brasil

Na manhã da quarta-feira (23), a União dos Vereadores do Brasil, dentro da programação do 5° Congresso Nacional de Legislativos Municipais, que aconteceu em Brasília de 22 a 25 de agosto, prestou uma homenagem ao presidente da Assembleia do Estado do Rio Grande do Sul, Deputado Edegar Pretto, enaltecendo e reconhecendo os relevantes serviços prestados por sua atuação e dedicação no combate à violência contra as mulheres, no fortalecimento do Poder Legislativo e apoio irrestrito às ações da UVB.

O deputado Edegar Pretto, lidera a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher e ações do Movimento Mundial ElesPorElas (HeForShe) da ONU Mulheres. A Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher é uma iniciativa pioneira, criada em 2011, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde a ideia surgiu a partir do questionamento de movimentos de mulheres de como os homens poderiam ajudar na luta pelo fim da violência de gênero.

Cartão vermelho, cartão vermelho é o símbolo adotado pela Frente Parlamentar, usado em eventos como palestras, Grenais (jogos entre Grêmio e Internacional em Porto Alegre), encontros gaúchos de homens, cavalgadas e pedaladas pelo fim da violência contra as mulheres.

Rede das Frentes, A Rede das Frentes Parlamentares Municipais, levou para o interior do estado o debate pelo fim da violência contra as mulheres. Várias Câmaras Municipais de Vereadores possuem as suas próprias Frentes Parlamentares instaladas com este objetivo. “O pioneirismo da iniciativa foi além das fronteiras do Estado, e inspirou a criação da Frente Parlamentar em Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo”.

Em 2013, foi lançado no Senado o Movimento Nacional de Homens Parlamentares pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Projetos de lei, Projeto do deputado Edegar Pretto, instituiu o dia 6 de dezembro como Dia de Mobilização Estadual dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Rede Lilás, “A Rede Lilás, da qual a Frente faz parte, contribuiu na criação de políticas que resultaram na redução do número de casos de agressões, estupros e mortes no Rio Grande do Sul, assim como a criação da Patrulha Maria da Penha e novas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher”.

Relatório Lilás, O Relatório Lilás foi um trabalho com resultado prático do esforço da Frente. Organizado pela Frente Parlamentar e publicado pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, o Relatório Lilás serve de fonte à reflexão e implementação de políticas públicas de enfrentamento à violência. 

ONU, O reconhecimento da Frente Parlamentar resultou em um convite do governo federal para que o deputado Edegar Pretto integrasse a comitiva brasileira e apresentasse o trabalho na Sessão da Comissão sobre o Status da Mulher da ONU, para representações de 193 países reunidos em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

HeForShe/ ElePorElas, Lançado em setembro de 2014 pela ONU Mulheres, o movimento ElesPorElas (HeForShe) tem como objetivo engajar homens e meninos para novas relações de gênero sem atitudes e comportamentos machistas. Conforme a ONU Mulheres, a voz dos homens é poderosa para difundir para o mundo inteiro que a igualdade para todas as mulheres e meninas é uma causa de toda a humanidade.

A Assembleia do Rio Grande do Sul foi a primeira do país a aderir ao HeForShe.

Presidente Edegar Pretto, tem ao longo dos últimos anos tem sido um parceiro da UVB e sempre que convidado tem prestigiado os vereadores do Brasil, além desta frente parlamentar o deputado lidera um movimento nas assembleias legislativas pelas compensações da Lei Kandir.

 

 

 

Share This: