Emir Aguiar é o novo presidente da Câmara de Santarém

Emir Aguiar é o novo presidente da Câmara de Santarém

Após uma hora de negociações e composição de chapas, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santarém, no oeste do Pará, para o biênio 2019-2020 o vereador Emir Aguiar (Podemos). O vice-presidente da chapa vencedora é o vereador Valdir Matias Junior (PV). A eleição foi realizada na tarde da segunda-feira (3/12).

No plenário da Câmara, a chapa “Fortes e Independentes” foi formada na tarde daquela segunda. Inicialmente, o cabeça de chapa seria o vereador Valdir Matias, mas após negociações, os demais integrantes da chapa acharam que Emir, pela experiência legislativa de cinco mandatos, era o mais preparado para conduzir o legislativo pelos próximos dois anos.

A chapa “Fortes e Independentes” obteve 11 votos contra nove da chapa “Legislativo Forte”, encabeçada pelo vereador Ronan Liberal Junior (MDB). Houve um voto em branco. Emir que atualmente é líder do governo já foi presidente do legislativo municipal no biênio 2003-2004.

Em sua fala de felicitações ao presidente eleito, o vereador Valdir Matias Jr disse que deseja sucesso à gestão de Emir, que ele espera que zele pela transferência. “Com o resultado dessa eleição nós esperamos que o prefeito Nélio Aguiar entenda que o legislativo não aceita interferências do poder executivo”, frisou.

Transparência

Emir Aguiar disse que o principal objetivo da chapa vencedora é trabalhar com transparência, para resgatar a credibilidade do poder legislativo junto à população. “O dia 7 de agosto de 2017, data que iniciou a Perfuga, foi um divisor de água para este poder. Hoje, nós estamos realmente prontos para buscar a transparência, seja na estrutura administrativa, no respeito aos processos licitatórios e nas normas dos gastos desta casa”, frisou.

Emir disse que vai buscar trabalhar também o respeito à independência dos poderes, para que não haja interferência do executivo na Câmara. O presidente leito não escondeu a decepção do executivo, por não ter sido indicado candidato à presidência da Câmara. “Nós fizemos a nossa parte. Eu sempre externei a vontade de ser presidente. Como não foi possível pela base do governo, eu fui convidado pela outra frente e aceitei. Estou aqui com esse desafiio e se Deus quiser nós vamos fazer um bom trabalho”, pontuou.

Composição da nova mesa

A partir de janeiro de 2019, a mesa diretora da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Santarém terá a seguinte composição:

  • Presidente: Emir Aguiar (Podemos)
  • Vice-presidente:Valdir Matias Jr (PV)
  • 2º vice-presidente:Jandeilson Rego (PSDB)
  • 1º secretário:Alaércio Cardoso (PRP)
  • 2º secretário:André do Raio X (PSDC)
  • 3º secretário:Ney Santana (PSDB)
  • 4º secretário:Mano Dadai (PRTB)

 Emir Machado de Aguiar, 59 anos, é o parlamentar com mais mandatos — total de 5 — entre os atuais vereadores da Câmara de Santarém. Ele já presidiu a Casa, no biênio 2003-2004. Em 2016, foi reeleito com 2.246 votos. Tem curso superior completo e hoje faz parte do grupo político do deputado federal Chapadinha (Podemos).

Share This: