UVB promove campanha de conscientização sobre comunicação nas Câmara Municipais

UVB promove campanha de conscientização sobre comunicação nas Câmara Municipais

Em pesquisa recente,  a União dos Vereadores do Brasil identificou um atraso das Casas  legislativas municipais em relação aos seus portais. O Presidente da entidade, Gilson Conzatti, concedeu entrevista sobre a importância da comunicação nas Câmaras Municipais, em um momento no qual este tema vem sendo cada vez mais debatido.

Algumas instituições já contam com departamentos de comunicação estruturados, outras contam com apenas um profissional, mas muitas nem tem jornalistas e nem encarregados do setor.

Atualmente a comunicação ganhou muito mais relevância na atividade legislativa do que no passado.  Ainda mais com as obrigações de transparência.  Além de ter de cumprir com a visibilidade de suas medidas, atos e fluxo financeiro, os espaços de comunicação são fundamentais para atrair o cidadão para o debate público, para acompanhar as decisões em sessões e participar das audiências públicas. E isso só ocorrerá com uma aproximação constante entre Câmara Municipal e sociedade. E o ponto de partida é uma boa presença digital nesta sociedade conectada.

Entretanto os esforços para um portal competitivo da Câmara Municipal ainda não são os suficientes. Tem muitos sites desatualizados ou só com publicações protocolares, ou mesmo abandonados, dando a impressão que o poder legislativo local está pouco atento em prestar contas para sua comunidade.

Quem aponta este cenário é a União dos Vereadores do Brasil – UVB. Em pesquisa realizada pela instituição foi constatado que a maioria das Casas do país têm seus portais inativo há mais de 30 dias.

Para tentar reverter tal cenário, a UVB lançou uma campanha de conscientização sobre o assunto.

O Pro Legislativo conversou com Gilson Conzatti, Presidente da UVB, sobre a campanha que está em andamento.

Confira a entrevista na íntegra:

Pro Legislativo – Que avaliação inicial que a UVB fez sobre o resultado da pesquisa?

Gilson Conzatti – No geral as Câmaras Municipais não entendem a importância de se comunicar pelos portais. Encontramos sites que estavam sem publicações há mais de um mês. Em casos mais graves existiam sites de Câmaras que tinham Vereadores da legislatura passada ainda registrados no portal. Como a população vai valorizar o Poder Legislativo se o mesmo não se valoriza? Temos que entender que o benefício é do Poder Legislativo, mas, também, para população que vai poder acompanhar o trabalho da casa.

Pro Legislativo – Qual seria o principal motivo para esse descaso das Câmaras Municipais com seus portais?

Gilson Conzatti – Acredito que a falta de informação das pessoas que ocupam o Legislativo seja um dos principais motivos. Os agentes do poder consideram apenas Facebook e Instagram importantes, e eles realmente são. Mas quando a população vai procurar um canal oficial de informação, o acesso é no site, não nas redes sociais. Acredito que falta uma cultura de mostrar o trabalho da Casa e dos Vereadores. Muitas críticas relacionadas ao Poder Legislativo existem porque não há informações sobre o mesmo. As Câmaras tinham que saber se vender, promover. Ter o costume de divulgar como está sendo o trabalho do Legislativo.

 Pro Legislativo – Quais ações a UVB promoverá em sua campanha em relação a conscientização sobre o assunto?

Gilson Conzatti – Todos os cursos promovidos pela UVB tocam no tema. Falar sobre a importância da comunicação é fundamental. Em todas escalas da organização, isso está sendo implementado e executado. Se um integrante do jurídico vai dar uma palestra em uma Câmara do interior, a fala sobre a importância da comunicação das Casas será abordada em sua fala.

 Pro Legislativo – Qual o maior benefício à curto prazo que uma Casa Legislativa tem em trabalhar seu portal?

Gilson Conzatti – O maior benefício que as Câmaras teriam ao investir em comunicação seria reverter a má impressão que parte da sociedade possui dela. Por exemplo: se tiver alguma discussão entre vereadores em alguma reunião da Casa, o que vai virar notícia será a briga. Deixando de lado o tema principal que era discutido. Outro fato é que alguns projetos interessantes apresentados pelos Vereadores não ganham destaque algum. O site poderia ser uma alternativa para casos assim.

Fonte: http://prolegislativo.com.br/index.php/uvb-promove-campanha-de-conscientizacao-sobre-comunicacao-nas-camara-municipais/

Share This: