Sessão é marcada por homenagens

Sessão é marcada por homenagens

Iraí/RS – Quem teve a oportunidade de viajar para outro país sabe o quanto a experiência do intercâmbio transforma a maneira em que passamos a ver vida. Novas experiências culturais, pessoais, gastronômicas entre outras. Foi baseando-se nisso que as famílias Gimelli e Zanato aventuraram-se nesse novo mundo sentindo todas essas experiências sem sair de casa.

Tendo em vista o pioneirismo das famílias nessa troca cultural, a Câmara de Vereadores de Iraí homenageou na última segunda-feira,18, em sessão solene, os intercambistas – a italiana Marie Claire Péaquin; o americano Edward Keegan Sanders; as famílias de Tito Antônio Gimelli (in memoriam) e Marcia Denise Beinlich Gimelli; Julio Cesar Zanato e Elizabete Zanato, o Instituto Estadual de Educação Visconde de Taunay e a AFS Intercultural Programs. A iniciativa da homenagem foi apresentada pelo vereador e presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti através do requerimento Nº 020/2018 aprovado por unanimidade pelos edis.

Segundo o vereador Gilson Conzatti, autor do requerimento, a homenagem é uma forma de reconhecer os cidadãos que se destacam pelas boas ações. “Quero parabenizar as famílias Gimelli e Zanato, a escola e a AFS pela oportunidade e pelo presente dado ao município por oportunizar a integração cultural entre esses jovens que escolheram nossa comunidade para enfrentar o desafio de desbravar um mundo totalmente diferente aos que eles convivem”, destacou Conzatti.

A solenidade contou com a presença de familiares, amigos, professores do instituto, alunos e comunidade em geral, que durante o ato presenciaram depoimentos emocionantes dos familiares, dos vereadores, professores e dos intercambistas. A homenagem foi acompanhada pelos pais do americano e da italiana através de videoconferência e um vídeo enviado pelo tailandês Teetuch Stidmun, relatando sua experiência no Brasil. Após a solenidade os convidados foram recepcionados na residência da família Zanato para um coquetel.

O início

A família de Tito e Deni foi a primeira que recebeu um estrangeiro em Iraí no final de 2013, a estudante tailandesa Pantawan Tongkak. A família Zanato recebeu até o momento quatro estudantes, sendo o primeiro em 2014, o tailandês Teetuch Stidmun, após outro tailandês Wachirawit Kamlue, a italiana Marie Claire Péaquin; o americano Edward Keegan Sanders.

Veja as fotos:

Homenageados pela CMV de Iraí

O americano Edward Keegan Sanders, a italiana Marie Claire Péaquin e o autor da homenagem vereador Gilson Conzatti .

Share This: