Mulheres na Política: Vereadora Tereza Nelma palestrará em Bonito

Mulheres na Política: Vereadora Tereza Nelma palestrará em Bonito

A União dos Vereadores do Brasil, através do seu presidente Gilson Conzatti, têm colocado o tema da participação da mulher na política em todas as grades de seus encontros nas diversas regiões do país.

No Encontro Nacional de Legislativos Municipais – etapa Bonito/PE, não será diferente e organização da UVB convidou a vereadora de Maceió/AL, Tereza Nelma, para falar sobre o tema, já que a parlamentar tem forte atuação nos movimentos sociais e na luta por maior participação das mulheres na política e nos espaços de decisão e poder.

Buscamos alguns dados para elencar o engajamento da UVB na luta das mulheres: 1) desigualdade de gênero pode ser percebida já na seguinte comparação: maioria na população brasileira (51,7%), as mulheres representam 44,27% dos filiados a partidos políticos; 2) Nas eleições municipais de 2016, somente 31,6% dos candidatos a cargos eletivos eram mulheres. Sendo que o número de prefeitas caiu de 659 em 2012 para 641 em 2016. Em 2016 foram eleitas 7.803 vereadoras (13,3%). O atual Congresso Nacional, eleito em 2014, tem apenas 10,94% de parlamentares do sexo feminino.

Entendemos que a igualdade das mulheres na política beneficiará a sociedade como um todo, por isso defendemos que o tema deva ser discutido e propagado pela União dos Vereadores, que contemplou desde 2014 a presença na diretoria de 30% de gênero e criou o Fórum Nacional da Mulher Parlamentar como um dos seus órgãos.

Perfil da Palestrante:

Natural de Arapiraca (AL), Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares está no quarto mandato na Câmara Municipal de Maceió, tendo obtido, em 2016, 14.991 votos.

Sua trajetória política está ligada à defesa dos direitos dos portadores de deficiência e sua atuação como vereadora, à apresentação de projetos de lei que promovem a inclusão, a melhoria da qualidade de vida do cidadão e a permanente defesa da legalidade.

Quando iniciou suas atividades profissionais como professora, Tereza Nelma logo optou pelos excluídos, aqueles que mais precisam. Especializou-se em Educação Especial, numa época em que as pessoas com deficiências eram vítimas de preconceito.

Filha de Genilda Porto e Antônio Cândido, Tereza Nelma é uma das 16 crianças nascidas vivas, de um total de 22. Outros morreram ainda bebê ou criança, vítimas, na maioria dos casos, das doenças da pobreza.

Entre as várias homenagens que já recebeu, Tereza Nelma foi Destaque Vereadora de 2007 e foi condecorada pelo Governo do Estado com a Comenda Nise da Silveira. Foi, ainda, considerada o Destaque da Filantropia, em 2003, 2005, 2006, 2007 e 2009. Por sua atuação humanizadora, recebeu, em março de 2004, o Troféu Selma Bandeira, como a maior destaque feminina de Maceió e em março de 2018, recebeu a Medalha Mulher Destaque Brasil, concedido pela União dos Vereadores do Brasil..

Tereza Nelma é casada com o jornalista e ex-professor universitário Renato Soares. Tem duas filhas – a médica Yara Janaina e a estudante Tereza Nelma. Já participou de dezenas de congressos e encontros regionais, nacionais e internacionais, onde quase sempre apresenta trabalhos. Além de artigos em revistas, publicou o livro “A construção da cidadania dos portadores de deficiência”.

Share This: