Natal recebeu o congresso de qualificação de Vereadores

Natal recebeu o congresso de qualificação de Vereadores

Numa programação da UVB com apoio das entidades estaduais, UVERN e FECAMRN. O Papel da CPI no Poder Legislativo Municipal, Mulheres nas Esferas de Poder, Licitação Pública e o Fortalecimento do Poder Legislativo – A relação entre deputados e vereadores pautam as discussões, no primeiro dia do congresso.

O evento teve como público alvo: vereadores, vereadoras, administradores, assessores, contadores, procuradores, técnicos e servidores de câmaras.

Participaram da mesa oficial na abertura os vereadores Gilson Conzatti, presidente da UVB, Bruno Melo, presidente da UVERN, Ranieri Barbosa, presidente da CMV de Natal e da FECAMRN, Mariana Medeiros, vereadora de Ipueira e presidente da UVB Mulher, Clorisa Linhares, vereadora de Grossos e Toim Abençoado, vereador de Umirim/CE e vice-presidente da UVC – União dos Vereadores do Ceará.

Os pronunciamentos se ativeram a fortalecimento do Poder Legislativo Municipal, onde as manifestações estiveram ao encontro de que os vereadores podem e devem buscar mais espaços para a transformação da sociedade.

“Temos que Instrumentalizar as Câmaras Municipais, para que possam compartilhar o desenvolvimento das cidades. É importante termos uma instituição fortalecida pela união dos seus membros”, destacou Raniere Barbosa,presidente da FECAMRN, ressaltando a importância da iniciativa de ampliar o debate entre as casas legislativas no país.

A seguir forma debatidos, O Papel da CPI no Poder Legislativo Municipal, apresentado pelo advogado especialista em direito administrativo, Aldo Araújo. Já na parte da tarde os participantes  tiveram como tema Mulheres nas Esferas de Poder, que teve a Coordenação da vereadora Mariana Medeiros, Presidente da UVERN Mulher, participação da Deputada Márcia Maia que palestrou sobre o tema.

A Conselheira Substituta do TCE/RN, Ana Paula Gomes de Oliveira, falou sobre Licitação Pública, com uma excelente explanação. O Deputado Estadual, Kelps Lima, falou do ambiente político em que os mandatários de poder estão passando, colocou que 92% das postagens sobre política são rejeitadas pela população. Falou que para fazer política tem que ter paixão, mas acima de tudo responsabilidade e entender esse novo momento da política no país de norte a sul. Kelps afirmou que o sistema político atual faliu e perguntou, quem está montando seu plano B? Recomendou que busquem alternativas para , falou que o sistema político atual não vai ter muita mudança, pois é feito para resguardar quem esta no poder.

Finalizando as palestras do dia, o advogado e assessor parlamentar, Genildo Pereira,  apresentou um vídeo sobre convergência, que fala do futuro, serão mudanças profundas em todas as profissões nos próximos cinco anos. Segundo Genildo, em sua palestra “Desafios do Legislativo Municipal no século XXI, falou que essas mudanças da mídia eletrônica e pela tecnologia, vieram para ficar e aconselhou à todos ficarem atentos e disse que todos temos que estar em estudo constante, independente e profissão ou cargo eletivo, todos precisam constantemente estudar e se aperfeiçoar. Precisamos romper com velhos para paradigmas, precisamos ter visão compartilhada e ter a sensibilidade de discutir diretrizes e metas com nossos colaboradores.

Falou ainda, de pensamento sistêmico, com acontecimentos sistêmicos e falou do cenário político, pois existe uma desconfiança muito grande para com os políticos, afirmando que existem pesquisas que refletem que 75% da população não confia nos políticos e que precisamos fazer uma transição. Falou dos desafios dos agentes políticos e precisamos resgatar valores como integridade, ética, confiabilidade, competência, resolutividade, excelência, inovação e transparência. Também falou das características comuns de pessoas de sucesso, como clareza de propósitos, foco no que é importante, persistência, disciplina e responsabilidade, por fim falou do ciclo de sucesso, 1) potência,2) ação, 3) resultados e 4) crenças e atitude. por fim agradeceu a todos dizendo que o objetivo é instigar os presentes para pensar nos tópicos apresentados, já que a mudança esta acontecendo para não voltar atrás.

No segundo e último dia do Congresso, o advogado Nilo Ferreira Pinto Junior, mestre em direito, grande conhecedor do saber jurídico, é professor do Instituto Legislativo Potiguar – ILP, com experiência na área de Direito, Eleitoral, atuando principalmente nos seguintes temas: direito eleitoral, direito penal, administração e gestão pública, política; ética e partidos políticos. Foi juiz do TRE/RN iniciou a programação falando sobre “O papel fiscalizador do Poder Legislativo e as obrigações constitucionais”.

A seguir, o vereador Anízio Amorin, superintendente da UVB no nordeste, abordou o tema sobre previdência, Anizão, discutiu sobre regime próprio dos municípios e suas consequências no âmbito municipal. Na oportunidade, o vereador alertou que a falência das previdências próprias nos municípios é inevitável e destacou os motivos. “O regime próprio não dá certo por três razões: má gestão; não há limite de teto para a aposentadoria; e temos apenas as contribuições de dois entes, que são o servidor e o município”.

Finalizando as palestras, o prefeito de Murici/AL, Olavo Neto (MDB), entre outros assuntos, falou sobre os investimentos que vêm sendo feitos em Murici, principalmente na área da infraestrutura e na educação, com destaque para a construção do Mercado Público Municipal e a obra de reestruturação da rede de abastecimento de água na cidade, além do modelo das creches em tempo integral do município e o recorde de aprovação de alunos muricienses da rede pública de ensino no Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Veja algumas fotos:Abertura contou com a presença de autoridades legislativas do nordeste
Advogado Aldo Araújo, falou sobre criação e funcionamento de uma CPISessão de autógrafos do livre Câmara Municipal de A a ZVereadoras Mariana Medeiros(RN) e Luiza Dantas(PB) representam as mulheres vereadoras no Congresso
Deputada Márcia Maia, falou sobre Mulheres na Política
Vereadores de várias regiões do RN participaram da capacitação
Ana Paula Gomes de Oliveira, Conselheira Substituta do TCEDeputado Estadual, Kelps Lima, falou do momento atual e a relação com as mídias sociaisAdvogado e assessor parlamentar, Genildo PereiraO papel fiscalizador do Poder Legislativo e as obrigações constitucionais, foi o tema do advogado Nilo Ferreira JrVereador e advogado previdenciário, Anízio AmorinSegundo Anizão, uma das razões do regime próprio de previdência não dar certo é a má gestãoPrefeito de Murici, Olavo Neto falou sobre Jovens Vencedores na PolíticaVereadoras marcando presença feminina no Congresso EstadualVice-Presidente da UVC e presidente da CMV de Umirim, Toim Abençoado prestigiou o evento no RNPresidente Conzatti da UVB e o superientendente da UVB Nordeste,  Anizão AmorinRepresentantes de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do NortePresidente Bruno da UVERN comandando a mesa de debate da previdênciaVereador de Natal, Robson Carvalho prestigiou a programaçãoParticipantes interagindo com os palestrantes

 

 

 

Share This: